Falência do Futebol Brasileiro?

6 de novembro de 2011


Após muito, mas muito tempo mesmo de inatividade, resolvi voltar a escrever sobre futebol, uma de minhas grandes paixões. Gostaria de voltar em grande estilo, num grande momento, mas a verdade é que estou atônito em minha cadeira, assistindo a um Corinthians sem vontade nenhuma de ganhar do América-MG, simplesmente o último colocado do pior campeonato brasileiro de todos os tempos.

É triste perceber que o maior torneio do país vem cada vez sendo mais nivelado por baixo. Não me lembro de nenhum ano em que o líder tenha patinado tanto quanto em 2011. Se por um lado fico feliz que esse líder seja o Corinthians, por outro fico assustado que todos os times tenham apresentado um futebol tão pífio, tão fraco.

E o que é mais interessante. Nos anos anteriores, os melhores jogadores só saíam do Brasil em direção à Europa. Porém, neste ano, temos Liédson, Adriano e Alex. Voltaram também, para outros times, Rivaldo, Luís Fabiano, Juninho Pernambucano, o badaladíssimo Ronaldinho Gaúcho e outros jogadores de menor expressão, mas muito bons. Além disso, outros clubes conseguiram manter seus melhores jogadores, como os selecionáveis Fred, Damião, Lucas, Ganso e Neimar.

Em suma, o campeonato tinha tudo para ser brilhante. Mas, em vez disso, é um marasmo só. Tirando o badalado Santos e Flamengo do primeiro turno, dificilmente algum jogo mereceu o brilho dos tempos de glória do futebol brasileiro.

Olhando para a Seleção, o quadro fica ainda pior. O Brasil conseguiu inúmeros resultados desastrosos, inclusive o feito inédito de perder para a gloriosa Venezuela. Será um tempo de reestruturação, ou o futebol brasileiro não é mais o mesmo? Estaremos seguindo a mesma sina do Uruguai, que encarou 20 anos de escassez antes de ser a sensação da última Copa do Mundo e atual campeão da Copa América?

Querem nos vender a ideia de que estamos montando uma nova esquadra. Mas olhemos o rendimento dos jogadores brasileiros mundo afora. Alguém quer equiparar Messi e Neimar, mas é impossível. O argentino está jogando o fino da bola, enquanto o bad boy brasileiro vive só de tietagem. Precisamos admitir que o cenário está muito ruim para o Brasil.

Faço minhas as palavras do Neto, no comentário da Band hoje: "Este campeonato vai ser vencido pelo time que for o menos pior." Mas não tô tão preocupado com isso quanto com o futuro do futebol brasileiro.

0 comentários: