Greve na África do Sul

10 de julho de 2009

Pessoale... O assunto é sério!!!

Mas primeiro... Nem o Dunga, nem a CBF, nem o juiz... A culpa, dessa vez, é da altitude! Esse é o "Jeitinho Inter" de admitir as derrotas...

Gostoso foi ler as declarações daquele dirigente chorão (deve ser amigo do Dr. Marco Aurélio):
"Não sei se (o DVD) teve alguma influência, só sei que a arbitragem foi ótima. O que eu queria era chamar a atenção da arbitragem e consegui. O Corinthians ganhou com mérito, jogou mais que nós e mereceu vencer."

Mas enfim... Voltando ao assunto principale...

Os trabalhadores sul-africanos que estavam realizando as obras de construção de estádios e de ampliação e manutenção da infra-estrutura para a Copa do Mundo de 2010 estão em greve.

O motivo??? Reajuste salarial!!! A reivindicação é justa??? Não sei... Tenho lá minhas desconfianças... Mas sinceramente não sei!!! Afinal, o que sabemos sobre a África do Sul? O que a grande mídia quer saber é: "As obras ficarão prontas a tempo?"

Diz a BBC que "a maioria dos trabalhadores recebe 2.500 randes, cerca de 310 dólares, por mês." O que equivale a 700/800 reais. No Brasil, isso é uma merreca! Mas será uma merreca na África do Sul? Eu não sei nem quanto custa um pãozinho lá, ou se o pão é acessível a todos/as! O que sei é que o mundo todo tá preocupado se a Copa vai ou não acontecer!

Estou me lembrando de um filme: "O Banheiro do Papa". Há uma fé coletiva de que a visita do Papa ao Uruguai, mais especificamente a uma cidadezinha pobre de fronteira (com o Brasil), agitará o comércio e trará maior visibilidade a essa gente tão sofrida.

Muitos moradores, contando com a presença certa dos romeiros brasileiros, empenha suas economias em barraquinhas de lanche, o que faz o protagonista, um simpático bigodudo pai-de-família pensar na outra via dos alimentos e construir um banheiro.

O Papa finalmente visita o Uruguai, os romeiros brasileiros de fato aparecem, mas trazem seus lanches de casa. Como uma nuvem de gafanhotos, devoram seus lanches e sujam tudo ao redor, deixando aos moradores do local um amontoado de lixo e um prejuízo enorme.

Isso me leva a algumas questões: Será que a Copa de 2010 vai cumprir seu papel social? Será que ela conseguirá chamar a atenção do mundo para a situação de miséria, que não é só de um país, mas de todo um continente empobrecido como a África?

A FIFA segue “acreditando” que as obras ficarão prontas no prazo determinado e a Copa não mudará de sede. Mas nós sabemos o que vai acontecer se a greve comprometer a Copa. O destino será um país europeu, ou outro qualquer, com amplas condições financeiras de evitar um fiasco. Simples assim... Sem envolvimento, sem se importar com as consequências para a África do Sul, defendendo apenas e tão-somente o "melhor para o mundo do futebol".

Cresci ouvindo dizerem por aí que a Copa do Mundo é um momento de confraternização entre as nações e os continentes... Será isto uma tremenda hipocrisia? Ficar preocupados com as obras, em vez de nos preocuparmos com os trabalhadores, não nos torna também hipócritas?

Será que esta Copa, a primeira no continente africano, vai simplesmente passar, deixando só sujeira para a população local? Não seria este mais um pecado social gravíssimo?

E nós??? O que podemos fazer??? Conhecemos a realidade dessa gente o suficiente para apoiar ou criticar a greve? Vamos nos omitir, ou aproveitar esta oportunidade para conhecer a vida desse povo e nos solidarizar com nossos irmãos e irmãs africanos?

0 comentários: