Organizadas??? Pra quê???

7 de junho de 2009

Foi só eu reclamar que o time tava jogando só meio período que a coisa mudou...

A atuação foi a mais regular dos últimos jogos. O time teve o mesmo rendimento durante todos os 90 minutos: NÃO JOGOU NADA!!! Por sorte que o adversário era o Vasco! Experimenta jogar assim contra o Inter!

Mas o mais triste foi o assassinato de dois torcedores rivais e o incêndio do ônibus. Eu assisti o noticiário num restaurante, lotado de colorados. Ninguém me conhecia e eu fiquei bem quietinho, ouvindo falarem absurdos de TODA a torcida corintiana.

Defender como??? Só convivendo com os colorados para perceber o quanto estão rancorosos com 2005. Qualquer coisa que envolva o Corinthians não presta! Explicar que nem todos os torcedores são bandidos? Perda de tempo...

De mais a mais, eu também não concordo com o que os vândalos fizeram, fosse em represália ao que aconteceu no RJ, fosse por qualquer outro motivo. Nada justifica matar, depredar, aterrorizar a população.

Essa violência tem que acabar! Mas a solução não está em medidas mais drásticas de (in)segurança. Baixar a borracha só os tornará mais violentos. Acabar com o futebol só fará com que transfiram esse comportamento para outro foco (times de basquete ou vôlei, gangues de vilas, outros clubes ou agremiações etc).

Os dirigentes querem agora que cada jogo da final da Copa do Brasil tenha só a presença dos torcedores do time local. Os torcedores do próprio Inter já mostraram que isso não resolve o problema. Na única vez em que o Beira-Rio teve só torcedores do Inter, eles brigaram entre si.

A violência está nas ruas, nas favelas, no congresso, em nossas casas. E não é exclusividade dos jovens, nem dos marmanjões do sexo masculino. Outro dia mesmo uma torcedora do São Paulo não foi imobilizada de forma vexatória por um policial que lhe pisava na garganta?

Sempre houve violência nos estádios. Mas é só parar e olhar um pouco lá pra trás que a gente logo percebe a coincidência entre o aumento do desemprego e da criminalidade das torcidas, organizadas ou não. O que falta é emprego e políticas públicas para a sociedade, especialmente nossos jovens.

Neste exato momento, em vez de promover políticas públicas, nossos políticos estão nos roubando, seja em Brasília, seja nos gabinetes de nossas cidades ou capitais, seja no quintal de nossas próprias casas (há políticos que bancam o narcotráfico, atividade que faz pessoas dependentes invadirem nossos quintais para roubar qualquer coisa que possam trocar por "pedras").

As torcidas se enfrentam, não porque uma fez algo que a outra não gostou. Elas se enfrentam porque a violência é uma maneira inconsciente de gritar ao mundo que algo não está bem. A sociedade é doente, está desprovida de valores. E os culpados não são apenas os políticos corruptos. Para um corrupto, tem que haver um corrompedor. Há muita gente envolvida no problema. Muita gente que prefere manter os grupos brigando. Não importa se é só pelo prazer de bater uns na cabeça dos outros. Isso desvia o olhar dos verdadeiros problemas.

Para sair do impasse, é necessário que os grupos se organizem, que as torcidas sejam de fato organizadas. Mas não só para torcer pelo seu time, ou pressionar o presidente e os demais cartolas do clube. E sim para reivindicar segurança nos estádios, tranquilidade nas ruas, ida e volta em segurança para suas casas, condições dignas de vida (um policial pisar na garganta de torcedores revela uma total falta de sentido), trabalho para poder pagar os altos ingressos (estão cada vez mais caros), outras opções de lazer para antes, durante ou depois do futebol, enfim...

Há muita coisa de que precisamos. Mas pra isso é tão difícil se organizar...

0 comentários: