Discutir (FUTEBOL, POLÍTICA E RELIGIÃO) ou não: Eis a questão!!!

12 de julho de 2008

Puxa... Atrasei umas semaninhas para postar e já tá cheio de gente me cobrando!? Quem dera fosse pela qualidade dos meus textos... Mas o futebol é assim mesmo!

Tá bom, pessoal...

VIVA O SPORT, CAMPEÃO DA COPA BR – 2008, COM TODOS OS MÉRITOS!

Digo isso sem mágoa!!! Futebol é um jogo: ganhar ou perder faz parte!

É claro que meu coração corintiano ficou triste com a derrota... Mas o esporte, quando tratado como espetáculo, traz emoções que devem ser curtidas como num filme, ou qualquer outro entretenimento.

Bom... Talvez nem tanto assim... Tá, eu exagerei... Num filme, a identificação com os personagens e a trama é bem menos apaixonante e ilusória do que no futebol.

Sim, a identidade com o clube e os jogadores de futebol é tão apaixonante quanto ilusória!

Para a maioria dos torcedores, quando o clube perde é o torcedor que perde; e quando vence, o sentimento individual de superioridade explode no ar.

Sei lá eu se somos um povo tão sofrido assim... Mas a realidade é que nada nos ajuda a projetar nossas alegrias, frustrações e esperanças tanto quanto o futebol.

É uma válvula de escape tão grande, capaz de nos trazer sentimentos de impotência, ou de grandeza, tão elevados, que tem até gente se sentindo profeta, iluminado, num claro exemplo do quanto necessitamos ser importantes, a ponto de ter contato direto com o Todo-Poderoso (apelido colocado, inclusive, no meu glorioso Timão).

Carlinhos Bala, por exemplo -- e isso é bem mais difícil de engolir do que a perda do título: Antes e depois do jogo, esse “palhacinho de Cristo” veio a público dizer que Deus havia garantido a ele, pessoalmente, que o título estava destinado ao Sport.

Coitado de Deus, gente... Aprendi desde criança que chamar o nome de Deus em vão era ficar por aí, verbalizando o nome d’Ele por qualquer coisinha.

Uma vez quase apanhei porque tinha se tornado freqüente eu usar uma velha expressão, para iniciar frases de espanto: “Meu Deus!!!”

Mas eu cresci! E percebi que tem muito mais força de pecado matar em nome de Deus, ou usar Deus para tirar qualquer tipo de vantagem.

Se Deus está a favor do Sport, ou especificamente do senhor Carlinhos Bala, por que então o time está com essa campanha ridícula na série “A”?

Os defensores do Carlinhos podem dizer: “Ah, agora é a vez de outro ganhar...” Mas então torcer é uma palhaçada? Se Deus decide quem ganha ou perde, pra quê perder nosso tempo? O grito de 70.000 torcedores nada pode contra a Vontade do Ómi! Ou pode!?

Meu Deus (essa foi de propósito, hehehehe...)!!! Tanta gente morrendo de fome, sendo explorada por ser analfabeta, ingênua, inocente de coração -- às vezes pelos próprios pastores das igrejas -- e um “palhacinho”, talvez impressionado por tantos holofotes e microfones, diz que o próprio Deus (intermediários não serviriam neste caso, pois isso é coisa pra gente menos importante) veio lhe dizer, tét-a-tét, quem será o próximo campeão, ou qual o número da loteria?

Só mesmo tendo uma estima muito baixa: “Ah, se ninguém dá bola pra mim, não faz mal... Tô bem relacionado com o Cara-Lá-De-Cima...”

Bom... Pensando por esse lado, nada tenho a recriminar neste pobre coitado... Como diria Jesus, mais mal fizeram os que lhe surrupiaram a estima e a dignidade.

Mas é triste pensar que o futebol serve também como ópio do povo, a exemplo do que Marx afirmava da Igreja.

É, gente... Futebol, política e religião... Dizem que não se discute... Será???

0 comentários: